Trilhos do Ouro Romano

O Trilho dos Miradouros é um percurso fácil e de curta extensão, que permite aceder a pontos estratégicos de visualização e interpretação da paisagem de Tresminas. Os miradouros sobre as cortas mineiras romanas de Covas e Ribeirinha permitem comprovar o árduo trabalho levado a cabo em época romana para extração de ouro.

Extensão: 1050m

Duração (aprox.): 45 min

Grau de Dificuldade: Fácil

 

O Trilho da Corta da Ribeirinha permite perceber de que forma a exploração do ouro em Tresminas conjugou a exploração a céu aberto com a exploração subterrânea. Este percurso, que inclui a visita ao interior da Galeria dos Alargamentos, desce até ao centro de uma corta de exploração mineira a céu aberto – a Corta da Ribeirinha. Uma vez no interior da corta é possível perceber a dimensão e exigência do trabalho humano empregue na exploração mineira. O percurso tem início no parque de estacionamento 1 (P1) e termina no parque de estacionamento 2 (P2).

Extensão: 1475m

Duração (aprox.): 80 min

Grau de Dificuldade: Moderado Este percurso exige o acompanhamento por guia.

 

O Trilho da Galeria do Pilar representa o percurso mais extenso e mais exigente do Complexo Mineiro Romano de Tresminas, tendo como objetivo a visita ao interior de uma galeria subterrânea desta exploração mineira – a Galeria do Pilar. A opção pela execução deste percurso deve ter em conta que o mesmo exige uma boa preparação física uma vez que o trajeto apresenta inclinações significativas.

Extensão: 1700m

Duração (aprox.): 120 min

Grau de Dificuldade: Difícil Este percurso exige o acompanhamento por guia.